Skip to main content

A origem religiosa das festividades juninas e santos de Junho



No hemisfério Norte, na Europa medieval, o início das colheitas era comemorado em Junho. Nesta época do ano, fogueiras eram acendidas com a finalidade de espantar maus espíritos. O jornalista André Bernardo conta, em reportagem da revista Super Interessante sobre as origens dos rituais de celebração atuais, que festejos aconteciam na mesma época dessas solenidades joaninas e os eventos fundiram-se com o passar do tempo.

Os jesuítas trouxeram a festa junina para o Brasil no século XVI, marcada pela celebração dos dias dos principais santos deste mês; São João, Santo Antônia e São Pedro.


Origem das tradições de simpatias e pedidos a Santo Antônio, o santo casamenteiro

No dia 13 de Junho, comemora-se o dia de Santo Antônio de Pádua, nascido na cidade de Lisboa, em Portugal. De família nobre, estava destinado à carreira militar quando entrou para a Ordem Agostiniana aos 15 anos, e, posteriormente, em 1220, para a Ordem dos Franciscanos, quando adotou o nome de Antônio, partindo em missão para a África.

Com fama de santo casamenteiro, Santo Antônio costuma atrair a devoção de jovens em busca encontrar um parceiro de relacionamento, porém sua contribuição para a humanidade fica um pouco ofuscada por essa simplificação de sua história; conta-se que Antônio acreditava nos relacionamentos baseados no amor puro e verdadeiro, discordando dos casamentos arranjados, tendo por isso conquistado essa fama.


São João e o batismo de Cristo

Celebrado no dia 24 de Junho, foi João quem batizou Jesus Cristo, já adulto, às margens de um rio, iniciando com isso o ritual que tornou-se o primeiro sacramento da Iniciação Cristã, que simboliza o nascimento da pessoa para a fé, passando-se a fazer parte da grande família da igreja.


São Pedro, o primeiro apóstolo da igreja

Ao fim do mês, no dia 29 de Junho, celebra-se o dia de São Pedro. Pedro foi um pescador que, ao ouvir os ensinamentos de Jesus Cristo, deixou seu barco e passou a segui-lo, tendo recebido por Jesus esse nome desde esse dia em que tornou-se o primeiro apóstolo, sendo por esta razão considerado o santo fundador da igreja cristã.

No folclore popular, São Pedro é o porteiro do céu. Sua forte associação com a imagem da abóbada celeste, tornou-o também popularmente citado como santo responsável pelas chuvas.



Fontes:
Super Interessante edição 300 Janeiro 2012 Ed. Abril super.abril.com.br
Orações Poderosas Ano 1 n.o1 2013 Ed. Alto Astral altoastral.com.br

Comments

Popular posts from this blog

Ritual Zen-Budista para a entrada do Ano Novo

  Para o zen-budismo não há ansiedade ou mistério em relação ao início de um novo ano. O foco está na importância do minuto presente, o que estamos fazendo neste momento. Através da meditação, conhecida como zazen , você alcança a harmonia e vita sentimentos negativos como medos e ansiedades. Há pouco mais de uma década atrás, uma reportagem da revista Nova entrevistou a budista Monja Koen , que ensinou o método de meditação:     1. Sente em posição de lótus (ou qualquer outra posição confortável), mantendo as costas eretas.      2. Feche os olhos e preste atenção ao ritmo da sua respiração, soltando o ar pela boca.      3. Seus pensamentos devem fluir até irem embora.      4. Você pode acender um incenso de sândalo durante a sessão, se quiser. “O aqui e agora é onde você planta o que deseja para o futuro, o que significa, para o zen, o futuro é a criação do presente; se você que harmonia no futuro, comece agora, pensando ...

Religiões unidas pelo planeta

     Imagine pessoas de diferentes religiões se unindo em prol de uma causa em comum. Isso aconteceu hoje, durante o segundo dia da COP30 ; Iniciada ontem, no dia 10, até o dia 21 deste mês de Novembro, O Brasil está sediando a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima(COP30) , em Belém(PA), apresentando e debatendo iniciativas para conter o aumento da temperatura média do planeta, alertando para a urgência em reduzir as emissões de gases de efeito estufa .      Em proposta de ontem, a Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional destacou a importância de mobilização da sociedade civil como aliada esforço de colaboração no enfrentamento da crise climática nas cidades para que a temperatura média do planeta não ultrapasse os 1,5°C acima dos níveis pré-industriais , e hoje, entre líderes mundiais, cientistas, empresas verdes e organizações não governamentais, a urgência da questão hídrica conseguiu reunir membros de diversas ent...