No hemisfério Norte, na Europa medieval, o início das colheitas era comemorado em Junho. Nesta época do ano, fogueiras eram acendidas com a finalidade de espantar maus espíritos. O jornalista André Bernardo conta, em reportagem da revista Super Interessante sobre as origens dos rituais de celebração atuais, que festejos aconteciam na mesma época dessas solenidades joaninas e os eventos fundiram-se com o passar do tempo.
Os jesuítas trouxeram a festa junina para o Brasil no século XVI, marcada pela celebração dos dias dos principais santos deste mês; São João, Santo Antônia e São Pedro.
Origem das tradições de simpatias e pedidos a Santo Antônio, o santo casamenteiro
No dia 13 de Junho, comemora-se o dia de Santo Antônio de Pádua, nascido na cidade de Lisboa, em Portugal. De família nobre, estava destinado à carreira militar quando entrou para a Ordem Agostiniana aos 15 anos, e, posteriormente, em 1220, para a Ordem dos Franciscanos, quando adotou o nome de Antônio, partindo em missão para a África.
Com fama de santo casamenteiro, Santo Antônio costuma atrair a devoção de jovens em busca encontrar um parceiro de relacionamento, porém sua contribuição para a humanidade fica um pouco ofuscada por essa simplificação de sua história; conta-se que Antônio acreditava nos relacionamentos baseados no amor puro e verdadeiro, discordando dos casamentos arranjados, tendo por isso conquistado essa fama.
São João e o batismo de Cristo
Celebrado no dia 24 de Junho, foi João quem batizou Jesus Cristo, já adulto, às margens de um rio, iniciando com isso o ritual que tornou-se o primeiro sacramento da Iniciação Cristã, que simboliza o nascimento da pessoa para a fé, passando-se a fazer parte da grande família da igreja.
São Pedro, o primeiro apóstolo da igreja
Ao fim do mês, no dia 29 de Junho, celebra-se o dia de São Pedro. Pedro foi um pescador que, ao ouvir os ensinamentos de Jesus Cristo, deixou seu barco e passou a segui-lo, tendo recebido por Jesus esse nome desde esse dia em que tornou-se o primeiro apóstolo, sendo por esta razão considerado o santo fundador da igreja cristã.
No folclore popular, São Pedro é o porteiro do céu. Sua forte associação com a imagem da abóbada celeste, tornou-o também popularmente citado como santo responsável pelas chuvas.

Comments
Post a Comment