No dia 20 deste mês, comemora-se o Dia de São Sebastião com feriado municipal no Rio de Janeiro. Seu dia é celebrado com uma liturgia especial na igreja católica, além de procissões e romarias.
São Sebastião é o padroeiro do Rio de Janeiro, pois os portugueses exploraram as águas da Baía de Guanabara neste dia. Além da cidade do Rio de Janeiro, São Sebastião também é o padroeiro dos atletas e militares.
Nascido na França no ano 256 e de família nobre, São Sebastião mudou-se para a Itália e seguiu carreira militar. Em um cargo privilegiado, o soldado romano usava sua influência para converter soldados e prisioneiros à fé cristã e acabou martirizado por isto.
São Sebastião é representado amarrado a um tronco de árvore, pois o imperador Diocleciano condenou-o e ordenou que fosse amarrado a uma árvore despido para ser morto por flechadas, porém ele não morreu, sendo salvo por uma viúva, que ajudou a curar os seus ferimentos.
Depois de recuperado, Sebastião tornou a enfrentar o imperador e, desta vez, foi condenado a ser açoitado até a morte, com a ordem de que o seu corpo fosse jogado no esgoto para não ser venerado. Uma mulher encontrou e recolheu o seu corpo e, em sonho, São Sebastião pediu-lhe que o sepultasse nas proximidades das catacumbas dos apóstolos.
Mais tarde, o imperador Constantino, convertido ao cristianismo, construiu a Basílica de São Sebastião, iniciando o culto ao mártir.
À parte da história da origem desse santo católico, a emblemática imagem de São Sebastião nos lembra que o homem e o meio-ambiente estão interligados, e que o ser humano depende da preservação da natureza para sua própria sobrevivência.
Fontes:
Revista Salmos & Anjos Especial. Ano 6, n. 20, 2010. Ed. Alto Astral atendimento@astral.com.br
https://www.calendarr.com/brasil/aniversario-do-rio-de-janeiro/
https://www.calendarr.com/brasil/dia-de-sao-sebastiao/
https://youtube.com/@canalverderj
Comments
Post a Comment